terça-feira, 15 de abril de 2008

A VOZ DA LÍNGUA PESQUISA


Por Valter Osvaldo Sant’Ana

A empresa Intelbras tem como meta apresentar aos seus funcionários, o novo método de aprendizagens, no âmbito cultural, num sistema mais avançado. Através do Jornal - Nossa língua - o funcionário constrói a sua linguagem, na prática efetiva de lingüística, antes de qualquer sugestão, metodológicas.
Pondo em questão a tese e argumentos apresentados no jornal “Comunique”, que circula internamente nessa empresa, tanto na variedade quanto na validade do contexto, é possível que a leitura vá desencadear novos conhecimentos, independente de qualquer grau de instrução, existente nessa empresa. Sendo ele verdadeiro, o jornal apresentará incoerência entre o argumento e a tese. Por mas que seja explorado a sua estrutura, e de interesse de poucos, em princípio aceitável – não se segue dos argumentos dados pela comunicação, mas sim pela informação afetiva, a uma transparência, no sentido que ela apresenta sugestões derivadas da linguagem propriamente dita no contesto lingüístico.
Ao exemplo dessa empresa o Comunique apresenta sob metodologia, a leitura da gramática, que é tão importante quantos outros tipos de informações que se manifestam em abordar assuntos mais coerentes de forma mais criativa, dentro de um padrão sistematicamente lingüístico. Para outros tipos de informações o Comunique também leva conhecimentos, segundo a autora Marisa Lajolo (1982ab,p.59), “Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado conseguir relaciona-lo a todos outros textos significativo para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade , entregar-se esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista”.
Esta informação do jornal Comunique da Intelbras tem como objetivo direcionar ao seu público interno, a sua compreensão e levar o conhecimento aos seus funcionários. Também qualificá-los no âmbito da qualidade e produtividade da empresa. No intuito de se manifestar perante o leitor, fazendo-o compreender de uma forma ou de outra atingindo o seu público alvo, através da leitura, enfocando a leitura como comunicação no processo de interlocução.
Quanto à prática da leitura segundo alguns autores, “a leitura possibilita o leitor aperfeiçoar o seu conhecimento, tanto na parte lingüística, quanto na parte escrita”.
Na verdade algumas formas são embutidas, no contexto de uma comunicação interna ao público leitores de uma empresa. Que podem também ser de interesse individual ou coletivo, dependendo da maturidade e intimidade, com o enunciado do jornal, explicito, de forma atrair o leitor. Conforme esse artigo, bem colocado no Jornal Comunique, para os funcionários de uma empresa como a “Intelbras e Rede de Assistência Técnica em busca dos 100% de qualidade”.
Convém ressaltar que o problema mais focalizado dessa Empresa foi no sentido de compreensão, entre o locutor e o interlocutor, tentar definir dentro da língua padrão uma forma de se comunicar com mais facilidade entre um funcionário e outro, sem dúvida de errar, quando se refere á algum objeto que está perto da pessoa que fala, ou longe da pessoa que fala. Como o uso do este/esse, conforme método do ensino lingüístico, que foi introduzido na prática da leitura da escola.
Em relação aos aspectos em busca das informações, os funcionários de hoje, encontram dificuldades de produzir no seu campo de trabalho, talvez por falta de leitura, ou até mesmo falta de conhecimentos lingüísticos dependendo do setor trabalhista ou nível de escolaridade. Por esse motivo as empresas se tornam criativas e começam usar a forma mais adequada para se enquadrar num contesto mais abrangente possível, aproximando-se da originalidade metodológica. Todavia pondo em questão tanto a tese defendida quanto a veracidade e a validade dos argumentos apresentados. “No Brasil enquanto um trabalha dois ou três ficam olhando”. É por isso que as empresas continuam insistindo, em informar a língua padrão, para seus funcionários. E da mesma forma que vamos avançando para o desenvolvimento do nosso País. Assim, eles estão contribuído, de maneira mais eficiente, mesmo com a tecnologia da informatização. A informação lingüística educacional vem divulgando artigos de gramáticas, através do jornal das empresas, para o seu público interno. Como por exemplo, o Comunique – Intelbras pode servir de exemplo para outras empresas. Quem sabe até ser a saída para que o País cresça, com qualidade de vida.

Para tanto precisamos nos preparar e aceitar este desafio. Porque a critica no papel não faz mais efeito, temos que mudar é a mentalidade das futuras gerações, no contexto educacional de ensino mais profissionalizante possível para o mercado de trabalho.

INTELBRAS, Comunique – fevereiro/2008.
Edição do dia-a-dia, Jornal Interno mensal, fevereiro/2008, p.2 Nossa Língua.

13 comentários:

Sabriny disse...

Parabéns! Pelo tema, produção e argumentação.
Realizou o trabalho muito bem.
Sucesso!

Beijos

Sabriny

Curso de Letras da UNISUL disse...

Gostei do assunto.É muito bom saber que a Intelbrás, uma empresa de grande porte se preocupa em mostrar a importância quanto ao uso correto da gramática por parte de seus funcionários.A empresa também está de parabéns por ter um jornal que circula em seu meio.Parabéns Sr.Valter pelo seu desempenho nesta matéria..
Karina

Curso de Letras da UNISUL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Curso de Letras da UNISUL disse...

Curso de Letras da UNISUL disse...
Achei a proposta da intelbras super interessante, ela deveria ser tomada como espelho pelas demais empresas. Afinal colocar os funcionários em contato com leitura e escrita a empresa so tende a ganhar e os trabalhadores também. Parabèns seu VALTER sua matéria foi otima.Regiane Cristina ds Silva dos Santos

Curso de Letras da UNISUL disse...

Parabéns seu Valter. Gostei muito de sua produção e achei a inicitiva da Intelbrás muito interessante.

Abraços

Poliane

Curso de Letras da UNISUL disse...

Parabéns, seu Valter. Ficou muito boa sua notícia. Tem tudo a ver com nosso curso de Letras. E é assunto muito importante, também!!!

um abraço

Kátia

Fabi disse...

Conheço um pouco do trabalho da Intelbrás e penso no quanto essa empresa beneficia os funcionários que lá trabalham com atitudes como a do jornal.

Muito Bom

Fabiana

Curso de Letras da UNISUL disse...

Parabéns. Muito interessante. Este exemplo deve ser seguido também por outras empresas.

Karla F.W. Desengrini

Curso de Letras da UNISUL disse...

Quero parabenizar a prof.Eliane Debus pelo oferecimento dos minicursos na última semana. A palestra da Prof.Dilma Juliano sobre Literatura Prazer e Fantasia na Infância estava demais. Abraços.Maria Angélica.

Curso de Letras da UNISUL disse...

Seu Valter,boa matéria. Não sabia que a Intelbras tinha essa preocupação . Abraços. Maria Angélica

Anônimo disse...

uma empresa deve sempre capacitar seus funcionarios, somente assim poderão adquar-se aos parâmetros da evolução tecnológica.

Anônimo disse...

Parabéns Valter, tudo que instiga a leitura deve ser valorizado.

Um abraço.

Noeli.

Anônimo disse...

A iniciativa dessa empresa foi muito louvavél. Talvez isso estimule outras empresas a fazerem o mesmo.
Parabens Valter

Abraço

Lucia