quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O que estão ensinando às nossas crianças?

Por Sabrina
O modo como os livros didáticos são utilizados nas escolas é uma grande preocupação, principalmente nas escolas públicas. No entanto para milhões de crianças e jovens, o material didático tem uma grande importância na formação do aluno pelo mero fato de ele ser, muitas vezes, o único livro com o qual a criança entrará em contato. O conhecimento registrado no livro escolar pode ter uma importância maior que o da televisão, da Internet ou mesmo da conversa com os pais. E, quanto mais nova é a criança, menos capacidade ela tem de questionar o que é mostrado no livro. O livro didático representa para a criança a fonte do conhecimento valorizado pela sociedade, por isso ela tende a acreditar em tudo o que está ali, ou seja, aquele conteúdo é visto como absolutamente verdadeiro. Embora a superioridade do livro seja incontestável, a Internet já começa proporcionar conteúdos capazes de competir com esse conhecimento. Hoje, através da Internet diversos sites apresentam informações cuja veracidade é equivalente a dos livros didáticos. O professor deve estar atualizado com esses meios de comunicação, levando assim novidades para a sala de aula como: filmes, jornais, ou outros livros de referência, mas nunca restringindo-se somente ao livro didático.
É na fase do ensino fundamental e do ensino médio que os jovens começam a se interessar por vários assuntos como, por exemplo, pelas questões políticas e se receberem uma informação distorcida, criarão uma visão de mundo também distorcida, e é aí que entra o papel de professor que deve despertar nos estudantes a capacidade crítica de ver além das aparências.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi!! Adorei sua matéria, realmente está nas nossas mãos o futuro dos alunos e isso só conseguiremos através da leitura.

Parabéns!!!

Anônimo disse...

Sabrina, você encontrou ao fio da meada, é por ai mesmo a razão de que o livro didático é o nosso maior companheiro do cotidiano, como professores devemos encentivar cada vez mais a ultilização da didática, atrávés dos livros em sala de aula. Porém, é ai que encontramos a fonte do conhecimento para que as nossas crianças encontrem a sua cidannia.

Parabéns!!!
Seu Valter