domingo, 18 de maio de 2008

Clarinha o que o curso de letras lhe proporcionou.

Fui convidada pelo meu irmão, orlando, acadêmico do curso de letras Portugues/ Inglês da UNISUL, para participar deste Blog, fiquei bastante empolgada, lembrei-me das aulas no laboratório de informática há seis anos, como era divertido, sinto saudades das aulas, dos professores, Ivo, Curt, Murilo, Suzana, Marci, entre outros. Então serei breve. Após graduar me em Letras- Português/Inglês , na UNISUL, em Fevereiro de 2005, fui convidada a desenvolver estudos na áreas da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, para alunos surdos e deficientes auditivos, na Fundação Catarinense de Educação Especial- FCEE, onde atuo profissionalmente desde o ano de 2000, Isso me possibilitou um aumento significativo financeiro, haja vista o fato de ter acessado o nível superior. Escrevi artigos sobre o tema e ministrei o conteúdo de Lingüística em cursos de Intérprete da Língua Brasileira de sinais e Língua Portuguesa para professores, da rede regular de ensino, do estado de Santa Catarina.
Atualmente, atuo como suporte técnico na Gerência de Tecnologia e Informação, na mesma instituição. Faço a redação de documentos e a revisão ortográfica de textos elaborados por todos os setores da FCEE, quando solicitada. Em breve, e após capacitada, através do CIASC, serei responsável pela HOME PAGE da instituição.
Em casa, dou aulas particulares para alunos em fase final de graduação e pós-graduação, orientando e fazendo a revisão de artigos e monografias em várias áreas.
A graduação proporcionou me ganho intelectual e financeiro, além de dar início a uma caminhada mais longa e mais rica, hoje sou aluna especial do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Lingüística-UFSC, Já cursei a disciplina de Fonologia, e agora estou cursando Lingüística geral, Meu projeto é intitulado, A tradição na modernidade e a modernidade na tradição: construindo a filosofia da Lingüística contemporânea.
Para aqueles que pensam que o título de graduado é o final de uma etapa, na verdade é apenas o início de uma etapa mais longa e mais gloriosa ainda.
Meu conselho para os que estão no meio do caminho: a estrada é cheia de pedras, mas lá na frente, será possível colher frutos... e frutos muito bons.
Fiquem com Deus.
Clarinha Bertulina de Matos
Ex acadêmica Unisul
orlando de matos

7 comentários:

Curso de Letras da UNISUL disse...

Meu amigo Orlando fiquei muito curioso em saber o oque a sua irmã Clarinha tinha-nos para dizer, por isso fiz questão de ler todo o texto. O seu trabalho de pesquisa foi magnífico e interesante, e com certesa, com essas informações, ela nos dá uma nova visão de perspectiva para o futuro.

Curso de Letras da UNISUL disse...

Orlando, o seu trabalho de pesquisa foi de suma importância para o curso de Letras, como é bom saber notícias de pessoas, como a sua irmã, por esemplo, que está fazendo sucesso na área de letras, parabéns pra ela e pra você, meu amigo, um abraço.

Valter Osvaldo Sant'Ana

Curso de Letras da UNISUL disse...

Orlando bela inciativa de nos apresentar a experiência de sua irmã na área de letras.

Kizy

Anônimo disse...

Em metodologia a nossa equipe incluindo o Orlando realizou um projeto de pesquisa com o tema "Os graduados em letras". Nesta entrevistamos um bom número de graduados em 2005 e os resultados não foram nada animador, muitos deles falaram de sálarios baixos,dificuldades de empregos, para alguns nada mudou. Mas lendo essa postagem vê-se que, sómente consegue-se ascensão ou mudanças, quem vai à luta. A Clarinha é um exemplo.

Parabéns orlando

Lucia

Anônimo disse...

parabéns Orlano pela sua iniciativa.

Curso de Letras da UNISUL disse...

Muito interessante a sua entrevista, Orlando. São de bons testemunhos como esses que precisamos para seguir em frente como educadores.
Cris

Anônimo disse...

Gostei de sua postagem. Achei interessante saber que podemos trilhar por caminhos que não sejam somente a sala de aula.Tentei postar meu comentário outras vezes para você e para outros colegas mas a senha não está dando certo.Vamos ver se agora vai dar.Beijos . Angélica