quinta-feira, 10 de julho de 2008

DINÂMICAS NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL

POR CRISTINA MENGER MACEDO


DINAMIZANDO AS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Alunos exaustos, desanimados, impacientes, indisciplinados... O que fazer para tornar suas aulas mais agradáveis, professores? Talvez não tenhamos mesmo muito dinamismo, pois com tantos atrativos mais interessantes, nossos alunos acabam achando nossas aulas um tédio. Mas perder as estribeiras e a esperança não resolve.
Tomando como exemplo as aulas da professora Eliane Debus (Produção em verso), apliquei uma dinâmica para a produção de poesias em duas turmas de 7°ano do Ensino Fundamental, do CENTRO DE EDUCAÇÃO “ELCANA”, onde leciono.
O resultado é surpreendente, pois, do aluno mais desinteressado ao mais participativo, todos, sem exceção, desenvolveram a tarefa.
Cada aluno deveria trazer uma frase em que a última palavra rimasse com um nome de flor, 7° ano A, e com o 7° ano B trabalhei rimas com animais. Para causar mais interesse, cada um lia a sua frase e outro colega tentava adivinhar a flor ou o animal em cada turma respectivamente, tornando a atividade muito prazerosa. Eu já havia realizado com eles a rima com animais como exemplo e pude perceber a boa receptividade com o assunto.
Eis aqui as produções como ficaram:

PASSEIO DAS FLORES NO QUINTAL

O nome da minha amiga é Romélia
Bromélia
Fui ao mercado comprar margarina
Margarida
O sol irradia
Orquídea
A vaca tem apenas uma teta
Violeta
Eu fui no campo
Flor-do-campo
Fui ao mercado comprar suspiro
Papiro
Amo o sol
Girassol
Deram um videogame para mim
Jasmim
Não sofra
Alcachofra
Ela tem gosto de leite
Copo-de-leite
Vou passar rímel em meus cílios
Lírios
Eu odeio a noite
Dama-da-noite
Não gosto de ciências
Hortênsias
Meu tio é bravo
Cravo
Tem gente que toca tumba
Zabumba
A moça estava formosa
Rosa
Fui jantar na mesa
Brinco-de-princesa
Eu gosto de soltar pipa
Tulipa
Comi uma pêra
Nêspera
Fui comprar pão
Boca-de-leão
O fazendeiro cria cavalo
Crista-de-galo

(7° ano A)







NA FLORESTA
Comprei dois caquis
Sagüis
Se ocê arrastá vai arranhá
Aranha
É um bicho gordo e grande
Elefante
Fui comprar feijão
Mico-leão
Eu tava pedindo arrego
Morcego
Vi uma vaca ontem
Rinoceronte
Ela é uma graça
Garça
Eu fui para o mato
Gato
Estava sentado na areia
Baleia
Minha irmã é uma fedelha
Abelha
Ah, filhinha minha, coitadinha!
Fuinha
A guria pescou ostra
Mosca
O cara perdeu seu sapato
Pato
Mas que intriga
Formiga
Vou arrancar esse mato
Rato
Ela foi passear no meio do mato
Lagarto
Chegou uma nova era
Pantera
Fui comprar iogurte
Mamute
Que droga de feixe
Peixe
Por favor, abra
Cabra
7° ano B


Realizei a POESIA NA TEIA, também pondo em prática uma das aulas de professora Eliane. A técnica consiste em reunir os alunos em círculo e com um novelo de lã, joga-se de um para o outro dizendo versos, o aluno que recebe o novelo em mãos continua a poesia rimando com seu colega anterior, e assim sucessivamente. Ao cair o novelo, inicia-se nova rima. Veja como ficou o trabalho com o 7° ano B:

Vou te contar um segredo
Ai que medo
De cortar o dedo

Na toca do tatu

Eu gosto de chocolate
Quando meu cachorro late
Eu odeio tomate

Vai chover

Que dia de sol

Amo comer batata-frita
Tenho saudade da minha tia
Mas que lindo dia

Vou comê
Pão com patê

Tomate e chocolate

Gosto de comer salada
E gosto quando ela fica calada
Eu vou na balada
Comer feijoada
Acho que vai cair uma geada
Então irei bem preparada

Te conheço?
Gosto do meu paísão




TRABALHANDO A DESCRIÇÃO EM UMA TURMA DE 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Pede-se para que o aluno traga uma gravura de produto de qualquer folheto de propaganda comercial. Fazendo de conta que são os vendedores, eles fazem um texto descritivo oferecendo seu produto, como um Classificados. Veja:





11 comentários:

Anônimo disse...

minha irmã neh???

Anônimo disse...

Oi, Cris. Muito boa a tua postagem. Achei muito válidas as "experimentações" em sala de aula. Tem que ter interesse e coragem para implementar novas práticas, com o objetivo de acertar no conteúdo. Depois quero saber em detalhes como foi! Um beijo e parabéns.

Anônimo disse...

Cristina se todos os professores utlizassem essa dinâmica com os alunos, a tão exaustiva profissão de professor tornaria-se mais prazerosa. O professor é um pouco culpado pela aula tediosa, pois basta ter um pouco de criatividade e o ambiente escolar será um local apreciado e prazeroso.

Prabéns

Bjossss
Lucia

Curso de Letras da UNISUL disse...

Ola Cristina, o sistema não funciona come deveria, como já é de nosso conhecimento, os professores atuais de rede pública, não seguem um padrão didático, muitas veses criam os seus próprios métodos e uma dinâmica diferente, um dos outros. Por isso você tem razão, a quqlidade do ensino está na capacidade de cada professor administrar a sua aula, conforme os atrativos e conhecimentos dos alunos.

Parabéns, pela postagem.

Um abraço

Valter

Anônimo disse...

somente professores conciêntes poderam fazer aulas mais interativas, pois tenho experiência
em inovações onde lecionei,lecionei
para anlfabeto e ele obteve exito
total no tema apresentado.

Anônimo disse...

Companheira Cris, sua escolha foi muito boa.Algumas dinâmicas em salas de aulas são realmente muito interessantes, pois quebram o gelo e dão oportunidades para o aluno interagir socialmente.Se conosco as mesmas foram boas, imagine com alunos do ensino fundamental.Beijos .Maria Angélica.

Curso de Letras da UNISUL disse...

Parabéns, sua postagem fui muito boa... É bom ver exemplo de aulas inovadoras.

Kizy

Maria Eliza (: disse...

HAHA, o meu é o melhor *-*
'Estava sentado na areia, baleia' :D

htrhrghet disse...

foi engraçado reler a dinâmica com o novelo de lã! :P

Anônimo disse...

Oi amiga, adorei sua reportagem. Utilizando técnicas diferentes de ensino para estimular o aprendizado dos seus alunos!!

Parabéns

Um grande Beijo

Kátia

Anônimo disse...

Odeio