quarta-feira, 9 de julho de 2008

O nível das redações.

O nível das redações feitas em sala de aula, nas escolas brasileiras, beira o nível do ridículo em todo o território nacional. Os alunos não possuem o menor domínio da língua padrão, e a profundidade dos textos é irrisória. Os textos fogem completamente ao tema proposto, apresentam falhas graves de estrutura, possuem insuficiência e inadequação vocabular e erros gramaticais, interferências da oralidade, são compostos de frases soltas, apresentam ausência ou uso indevido de conjunções, emprego incorreto de pronomes, falhas infindáveis de encadeamento, repetição excessiva de itens, frases incompletas ou emendadas, falta de paralelismo, péssima transição entre parágrafos, idéias contraditórias ou ambíguas, quebra constante de relação entre pensamentos, incoerência interna, pouca adequação à realidade e falhas grotescas de progressão. As mesmas falhas encontradas em textos de alunos do segundo grau são também vistas nas produções textuais das fases iniciais dos cursos universitários, e com a exceção dos cursos que trabalham a produção textual ao longo de todos os semestres, o nível das redações permanece o mesmo até o fim, ou seja: o resultado disso é um profissional formado que não sabe escrever de forma minimamente adequada. Alunos de cursos da área da saúde possuem áspera ojeriza à prática de produção textual, pois consideram absolutamente desnecessário o ensino de língua portuguesa em seu curso e declaram que não existe nenhuma relação entre as disciplinas relevantes para cursos como medicina, farmácia, odontologia e nutrição com a prática de produção de textos em língua portuguesa. Os alunos de tais cursos consideram o inglês até mais importante que o português para suas áreas de atuação, uma vez que a literatura técnica de química e biologia comumente usada pelos currículos é toda em inglês. E você, colega de letras, concorda com a opinião dos alunos da área da saúde a respeito do ensino de produção de textos em seus cursos? E o que fazer para melhorar o nível das redações nas escolas de primeiro e segundo grau? Como nós, como futuros profissionais de letras, podemos contribuir para a melhora desse quadro? Deixe seu comentário; vamos trabalhar juntos!
Alice Nunes.

5 comentários:

mrflawless85 disse...

Seu texto é perfeito do início ao fim. Sua crítica é ácida e contundente, sua discussão, relevante e pertinente, seu estilo, voraz e ambicioso, o de um gênio realmente.
Que sua inteligência ímpar possa ser a luz que mostra o caminho ao navegante confuso, possa ser o mover da venda que fecha os olhos do espírito obtuso, possa alargar os horizontes do coração fechado e confuso.
Alice Nunes, você é um oásis de inteligência em um deserto de anencéfalos.
PARABÉNS!!!!!!!

mrflawless85 disse...

Seu texto é perfeito do início ao fim. Sua crítica é ácida e contundente, sua discussão, relevante e pertinente, seu estilo, voraz e ambicioso, o de um gênio realmente.
Que sua inteligência ímpar possa ser a luz que mostra o caminho ao navegante confuso, possa ser o mover da venda que fecha os olhos do espírito obtuso, possa alargar os horizontes do coração fechado e confuso.
Alice Nunes, você é um oásis de inteligência em um deserto de anencéfalos.
PARABÉNS!!!!!!! PARABÉNS!!!!!
Claudio Borrelli

Curso de Letras da UNISUL disse...

A sua postagem é bém interessante esse assunto cabe aos futros professores, levar para a sala de aula e comentar com os alunos, pois realmente essa dificuldade é visível atualmente. Mas, se o aluno não aprendeu estruturar uma redação, como ele vai poder faze-la? Gostei da pstagem, parabéns...

Um abraço,

Seu Valter

Anônimo disse...

culpa é somente do governo por não investir pesado na educação, e dar condicões de estudo aos brasileiros, o melhor para os nossos lideres é ainda dar uma cesta básica,pra que continuemos sendo enganados politicamente.

Anônimo disse...

Eu acredito que Língua portuguesa deveria ser indispensável em qualquer curso, principalmente nos cursos de ciências humanas. O que se vê é um abuso da parte dos profissionais da saúde, pois a caligrafia deles é entendível somente para os que estão na área.
Reclamações tambem existem dos profissionais que exercem direito, segundo comentários eles mn
não sabem redigir uma petição.
Engana-se quem pensa que português é comente disciplina dos cursos de licenciaturas, comunicação, jornalismo e afins.
Língua portuguesa é o alicerce para qualquer profissão. Logo, deveria ser necessário em todos os cursos.

Alice parabéns

Lucia